Análise de Big Data no cenário educacional: utilização de modelos preditivos nas Fatecs do Centro Paula Souza

Autores

  • Francisco Ariel Campos Florencio Fatec Indaiatuba.
  • Bruno Amadio de Araulu Fatec Indaiatuba.
  • Maria das Graças Junqueira Machado Tomaz Fatec Indaiatuba.
  • Michel Moron Munhoz Fatec Indaiatuba.

Resumo

Existe expressiva quantidade de dados educacionais gerados, mas que, em geral, não estão disponíveis aos gestores, no tempo e formato adequados. Neste contexto, a utilização de Big Data e suas ferramentas de análise potencializa a transformação das atividades de planejamento e tomada de decisão. Assim, o objetivo do trabalho foi aplicar ferramentas de análise de Big Data em dados da área educacional visando a dar profundo e amplo conhecimento a respeito do cenário educacional das Fatecs. Para atingir os objetivos propostos, optou-se pelo campo das pesquisas de natureza explicativa de abordagem experimental. Após revisão bibliográfica na área de Big Data, foi realizada pesquisa e avaliação de ferramentas para análise de Big Data. Na sequência foram realizadas atividades de pré-processamento dos dados e finalmente o uso de regressão linear e correlação, a fim de identificar a potencialidade e as possibilidades das ferramentas de análise de Big Data a partir de dados educacionais da Fatec de Indaiatuba. Como resultado dos procedimentos realizados obteve-se um modelo de regressão com aproximadamente 90% de precisão e a partir das análises dos seus coeficientes foi possível identificar as disciplinas que mais influenciam na retenção do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIRJALI, M. BENI-HSSANEA, A. ERRITALIB, M. Analyzing Social Média through Big Data using InfoSphere BigInsights and Apache Flume. Procedia Computer Science, v.113, p. 280–285, 2017.

BUSSABAN, K. WARAPORN, P. Preparing undergraduate students majoring in Computer Science and Mathematics with Data Science perspectives and awareness in the age of Big Data. Social and Behavioral Sciences, v. 197, p. 1443 – 1446, 2015.

DANIEL, B. Big Data and analytics in higher education: opportunities and challenges. British journal of educational technology, v. 46, n. 5, p. 904-920, 2015

FLATH, M. C. STEIN, N. Towards a data science toolbox for industrial analytics applications. Computers in Industry, v.94, p. 16–25, 2018.

GANDOMI, T.; HAIDER, M. Beyond the hype: Big data concepts, methods, and analytics. Jornal Information Fusion v. 35, p. 137–144, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JIN, X. et al. Significance and Challenges of Big Data Research. Journal Big Data Research, Hong Kong, 26 Fev, 2015.

KUMAR, V. et al. Theory-Guided Data Science: A New Paradigm for Scientific Discovery from Data. IEEE Transactions on knowledge and data engineering, Out. 2017, vol. 29, p. 2318-2331.

LARSON, D. CHANG, V. A review and future direction of agile, business intelligence, analytics and data science. International Journal of Information Management, v. 36, p. 700–710, 2016.

MANYIKA, J., M. CHUI, B. BROWN, J. BUGHIN, R. DOBBS et al. Big data: The Next Frontier for Innovation, Competition, and Productivity. McKinsey Global Institute. 2011.

RAMIREZ-GALLEGO S., FERNÁNDEZ A., GARCIA S. et al. Big Data: Tutorial and guidelines on information and process fusion for analytics algorithms with MapReduce. Journal Information Fusion, Granada, Out. 2017, vol. 42, p. 51-61, 2016.

RUSSOM P., Big Data Analytics, TDWI best practices report, The Data Warehousing Institute (TDWI) Research (2011).

SIDDIQA, A. et al. A survey of big data management: Taxonomy and state-of-the-art. Journal of Network and Computer Applications, v. 71, p. 151-166, 2016.

SIN, K. MUTHU, L. Application of Big Data in education data mining and learning analytics: a literature review. ICTACT journal on soft computing, v. 5, n. 4, 2015.

SIVARAJAH, U. et al. Critical analysis of Big Data challenges and analytical methods. Journal of Business Research, v70 p. 263–286, 2017.

SCAICO P. D., QUEIROZ R. J. G. B. DE, SCAICO A. (2014). O conceito de Big Data na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. 3° Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014).

VYAS, M. S.; GULWANI, R. Predicting Student’s Performance using CART approach in Data Science. In: ICECA 2017, International Conference on Electronics, Communication and Aerospace Technology, Mumbai, 2017. p. 58-61.

Downloads

Publicado

28/02/2020

Como Citar

Florencio, F. A. C., Araulu, B. A. de, Tomaz, M. das G. J. M., & Munhoz, M. M. (2020). Análise de Big Data no cenário educacional: utilização de modelos preditivos nas Fatecs do Centro Paula Souza. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(3), 13–26. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/386

Edição

Seção

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Métricas