Nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis sobre a demonstração dos fluxos de caixa

Autores

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriel Santos de Jesus Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o nível de conhecimento dos estudantes de Ciências Contábeis sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo survey com estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal de Sergipe, no campus de Itabaiana. Verificou-se que a média dos alunos foi 8,703, ou seja, a maioria deles acertou mais de 50% das questões. Percebeu-se ainda que a maior dificuldade dos discentes está nos pontos relacionados às atividades de investimento e financiamento, enquanto que estes estão mais familiarizados com as atividades operacionais. Destaca-se que nenhuma das variáveis do perfil obteve uma correlação estatisticamente significativa com a nota do respondente. Apenas ficaram próximo disso o gênero e o período. A média de acerto das mulheres foi de 9,129, enquanto dos homens 8,303. No que tange ao período, os alunos do 6° semestre obtiveram maior desempenho (média de 9,296) que os alunos do décimo (8,466). Em outras palavras, o fato do aluno avançar no curso não significa que seu conhecimento sobre a DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa) é ampliado. O estudo trouxe um feedback para a instituição participante da pesquisa e seus docentes, bem como traçou um caminho para que outras universidades analisem também a situação de seus estudantes quanto ao conhecimento adquirido acerca do demonstrativo objeto de estudo.

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Publicado

15/06/2022

Como Citar

Galvão, N. M. dos S., & de Jesus, G. S. (2022). Nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis sobre a demonstração dos fluxos de caixa. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(5), 59–76. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/479

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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