Aprendizagem e competências gerenciais
Estudo com gestores da área de microcrédito rural da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v12n01_03Palavras-chave:
Competências Gerenciais, Aprendizagem, Microcrédito RuralResumo
Dada a relevância da área, o Microcrédito Rural exige uma gestão profissionalizada, com gestores capacitados e competentes para atuar no mercado. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar qual a forma de aprendizagem predominante na atuação de gestores da área de Microcrédito Rural frente ao desenvolvimento de suas competências. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa, com a participação de doze coordenadores de uma instituição de microcrédito da Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, que focou no tipo de aprendizagem predominante nas práticas gerenciais, com base no desenvolvimento das competências dos gestores pesquisados. De maneira geral, os resultados demonstram a relevância do papel desses gestores e, sobretudo, a complexidade das diversas atribuições que desempenham. Além disso, os resultados indicam que a maioria dos gestores entrevistados desenvolve suas competências gerenciais por meio da aprendizagem formal.
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