Aprendizagem e competências gerenciais

Estudo com gestores da área de microcrédito rural da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v12n01_03

Palavras-chave:

Competências Gerenciais, Aprendizagem, Microcrédito Rural

Resumo

Dada a relevância da área, o Microcrédito Rural exige uma gestão profissionalizada, com gestores capacitados e competentes para atuar no mercado. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar qual a forma de aprendizagem predominante na atuação de gestores da área de Microcrédito Rural frente ao desenvolvimento de suas competências. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa, com a participação de doze coordenadores de uma instituição de microcrédito da Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, que focou no tipo de aprendizagem predominante nas práticas gerenciais, com base no desenvolvimento das competências dos gestores pesquisados. De maneira geral, os resultados demonstram a relevância do papel desses gestores e, sobretudo, a complexidade das diversas atribuições que desempenham. Além disso, os resultados indicam que a maioria dos gestores entrevistados desenvolve suas competências gerenciais por meio da aprendizagem formal.

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Biografia do Autor

Werlly Douglas dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Gestão e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 

Cinthia Moura Frade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela UFPB. Especialista em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Mariana Ferreira Pessoa , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Ceará (2018). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande.

Dayane Renaly Lopes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração no PPGA - UFPB, com ênfase em Marketing e Sociedade. Foi professora de Administração na Universidade Estadual da Paraíba. Foi Professora na Especialização em Gestão Pública da UEPB. Mestre em Administração pelo PPGA/UFPB. Possui MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento pela Universidade Norte do Paraná e é graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 

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Publicado

31/10/2025

Como Citar

Rodrigues, W. D. dos S., Frade, C. M., Pessoa , M. F., & Oliveira, D. R. L. de. (2025). Aprendizagem e competências gerenciais: Estudo com gestores da área de microcrédito rural da Paraíba. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 12(1), 17–33. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v12n01_03

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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