Pensamento estratégico e seleção de indicadores relevantes de desempenho: evidências de isomorfismo entre empresas de tecnologia da informação e comunicação

Autores

  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Augusto Carlos Diniz Costa Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar relações entre o pensamento estratégico e aspectos operacionais associados à seleção de indicadores relevantes de desempenho no âmbito de empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação localizadas em Recife/PE. Informações referentes ao perfil dos gestores, ao perfil das empresas, ao pensamento estratégico das empresas e a procedimentos operacionais associados à seleção de indicadores relevantes de desempenho foram coletadas através de um questionário eletrônico. Todas as variáveis foram operacionalizadas em escalas ordinais. Todas as variáveis foram representadas considerando escalas Likert. O desenho operacional da pesquisa considerou uma população finita 289 empresas e todas elas foram contactadas. Foram obtidos 22 questionários respondidos de maneira completa, representando uma taxa de resposta de 7,61%. Estatística descritiva e o coeficiente de correlação de Spearman foram utilizados para a apresentação dos resultados, que identificaram a presença de isomorfismo mimético entre as empresas investigadas.

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Publicado

22/11/2019

Como Citar

Callado, A. A. C., & Costa Filho, A. C. D. (2019). Pensamento estratégico e seleção de indicadores relevantes de desempenho: evidências de isomorfismo entre empresas de tecnologia da informação e comunicação. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(2), 1–15. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/354

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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