A interface entre marketing e finanças no Brasil: estudo de caso em empresa automotiva

Authors

  • Adriana Pesce Salles Arcuri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Elisio Carolino Souza Santos Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n03_03

Abstract

Este artigo aborda o objetivo primário de uma organização, que, de forma geral, é determinar circunstâncias favoráveis de mercado e usar seus recursos para que o valor seja criado para clientes e acionistas. O marketing pode determinar essas circunstâncias favoráveis, e a gestão financeira pode assegurar um uso efetivo dos recursos organizacionais. Dessa forma, a interface entre as escolhas estratégicas de marketing e a sua influência nas estratégias financeiras justifica o aprofundamento do estudo desta relação. O objetivo geral deste artigo foi identificar os resultados da execução da interface entre as áreas de marketing e finanças em uma empresa da cadeia de suprimentos automotiva no Brasil. O tipo de pesquisa adotada neste estudo foi exploratório e descritivo, e a estratégia de investigação foi o estudo de caso único. Neste sentido, esta pesquisa analisou os principais processos de negócios em que ocorre a interface destas duas áreas, e estabeleceu correlações entre as premissas da interface marketing-finanças apresentadas na literatura acadêmica internacional, com práticas apresentadas no mercado nacional. É possível concluir, portanto, as empresas que possuem uma interface robusta entre marketing e finanças tendem a apresentar melhor performance. O presente estudo contribui no avanço do conhecimento da área, ao suportar o entendimento de como a interface entre marketing e finanças pode impulsionar ou deteriorar a performance financeira das organizações.

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Published

2021-02-28

How to Cite

Arcuri, A. P. S., Santos Junior, E. C. S., Las Casas, A. L., & Serralvo, F. A. (2021). A interface entre marketing e finanças no Brasil: estudo de caso em empresa automotiva. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(3), 18–33. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n03_03

Issue

Section

Gestão Empresarial

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