Análise comportamental por intermédio das tecnologias de Big Data

Autores

  • Daniel dos Santos Bernardo Faculdade de Tecnologia Zona Sul.
  • Danilo Romualdo Borlone Faculdade de Tecnologia Zona Sul.

Resumo

O mundo está cada vez mais interligado. Novas tecnologias vêm sendo criadas para conectar e diminuir a distância entre as pessoas. Com a ascensão das tecnologias há um crescimento exponencial na geração de dados variados, estruturados ou não. Analisar estes dados em busca de informações úteis para o negócio, visando ainda, a obtenção do comportamento de um grupo de indivíduos sobre uma questão em exame, é o que este artigo aborda. Isso a partir de demonstrações e descrições das tecnologias de Big Data, explorando ainda, os conceitos fundamentais aplicados ao contexto atual e, ao final, apresenta de forma básica o emprego de algumas das principais técnicas da plataforma IBM® InfoSphere® BigInsightsâ„¢, que engloba diversos recursos para o auxílio na busca por insights relevantes. Explorando as potencialidades do Big Data é possível obter em tempo hábil resultados de processamentos de diferentes tipos de dados, traçando perfis comportamentais e classificações de sentimentos sobre uma determinada marca, produto ou serviço, além de permitir a aproximação com o público alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/03/2016

Como Citar

Bernardo, D. dos S., & Borlone, D. R. (2016). Análise comportamental por intermédio das tecnologias de Big Data. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 2(2), 20–42. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/45

Edição

Seção

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Métricas