A comunicação interna como ferramenta de planejamento estratégico: um estudo no Alto Tietê

Autores

  • Jéssica Santos Botechia Univeritas.
  • Roberto Higashi Univeritas.

Resumo

O artigo objetiva explorar um tema relevante no atual contexto empresarial, como também identificar os fatores que influenciam no processo da coordenação da comunicação interna na gestão administrativa da Instituição de Ensino Superior do Alto Tietê. Sabe-se que, a comunicação interna tem um papel fundamental para atingir os objetivos propostos pela empresa, e atualmente tem-se observado grandes dificuldades na interação e troca de informações entre os setores. A metodologia utilizada se deu por meio de pesquisa descritiva e pesquisa de campo quantitativa, compostas por questionários e entrevistas para averiguação dos resultados. De acordo com a análise, foi possível identificar como resultado que a falta de comunicação entre os setores na gestão administrativa é provocada pela ausência de interação entre os funcionários e pela inexistência de procedimentos internos que facilitem a troca de informações. Portanto, evidencia-se que a comunicação interna quando não utilizada corretamente pode acarretar prejuízos à instituição. Contudo, sabe-se que em um cenário cada vez mais competitivo, a comunicação interna é uma ferramenta que, se utilizada estrategicamente traz importantes benefícios para a organização.

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Publicado

30/04/2021

Como Citar

Botechia, J. S., & Higashi, R. (2021). A comunicação interna como ferramenta de planejamento estratégico: um estudo no Alto Tietê. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(4), 25–35. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/490

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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