Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07

Palavras-chave:

Autoavaliação, Problem-Based Learning, Metodologias ativas

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.

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Biografia do Autor

Keliane de Melo Ramalho, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Docente na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Isabela de Araujo Bernardo dos Santos, UFRN

UFRN.

Aneide Oliveira Araujo, UFRN

UFRN.

Diogo Henrique Silva de Lima, UFRN

UFRN.

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

de Melo Ramalho, K., de Araujo Bernardo dos Santos, I., Oliveira Araujo, A., & Henrique Silva de Lima, D. (2022). Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(2), 23–48. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07

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