A aplicação de sistema ERP em gestão de estoques
um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n04_05Palavras-chave:
ERP, Estoque, TecnologiaResumo
A utilização das tecnologias tornou-se uma prática comum que auxilia em todos os processos das empresas. O propósito desse artigo é mostrar o funcionamento de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para gerenciar processos e informações. Sendo assim, o texto detalha a importância da utilização e os benefícios de um sistema ERP com foco na gestão de estoques. Para execução deste trabalho optou-se por uma pesquisa bibliográfica, aplicada na análise de três artigos, destinado a comparar os resultados destas pesquisas. Portanto este trabalho tem a finalidade de evidenciar as principais vantagens da implementação deste sistema.
Downloads
Referências
A.O.Silvério, L.A.Santos, C.E.Bastos. A importância da utilização de um sistema erp para o gerenciamento de estoque. VICIMATech. São José dos Campos – SP, 2019.
ALVES, A. M. VIAGI. F. A. Utilização do sistema ERP para gestão do lead time necessário para manutenção de ferramentais em uma ferramentaria. Brazilian Journal of Development. Curitiba, 2020, p.11.
ARAÚJO, S.A. de et al. Algoritmos genéticos na estimação de parâmetros em gestão de estoque. Rio de Janeiro, 2007.
BALLOU, H. R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial.
Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BORGES C. T.; CAMPOS S. M.; BORGES C. E. Implantação de um sistema para o controle de estoques em uma gráfica/editora de uma universidade. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 3, n. 1, p. 236-247, Jul./Dez. 2010.
BUCKHOUT, S., FREY, E., & NEMEC, J. (1999). Making ERP succeed: turning fear into promise. Strategy and Business.
CENTOLA, N., & ZABEU, S. (1999). Pequenas e médias empresas: tomflem a rédea de seus negócios.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimento: estratégia para redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.
COLANGELO FILHO, L. (2001). Implantação de sistemas ERP: um enfoque de longo prazo, São Paulo: Atlas.
CORRÊA, H. L., GIANESI, I. G. N., & CAON, M. (1997). Planejamento, programação e controle da produção com MRPII/ERP: conceitos, usos e implantação. São Paulo: Atlas.
CUNHA, M. A. L. (1998). Gestão integrada de processos de negócio. In Anais do Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Industriais. São Paulo, BR.
DASKIN, M. S. Rede e localização discreta - modelos, algoritmos e aplicações.
John Wiley & Sons, Nova York, 1995.
DAVENPORT, T. H. (1998). Putting the enterprise into the enterprise system.
Harvard Business Review.
GASNIER, D. G. (2002). A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HEHN, H. F. (1999). Peopleware: como trabalhar o fator humano na implementação de sistemas integrados de informação (ERP). São Paulo: Editora Gente.
INFORMÁTICA EXAME. (1997, maio). Uma tropa de elite para tocar o negócio.
JUNIOR, B. I. SPEJORIM, W. Gestão estratégica de armazenagem. Curitiba:
IESDE, 2012.
JÚNIOR, L. R. E. RANGEL, A. D. SOUSA L. A. V. SILVA, F. M. L. Descrição da implantação do módulo de gestão de estoques em um erp:estudo exploratório em uma unidade de panificação. XXXI Enegep. Belo Horizonte, 2011.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Gerenciamento de sistemas de informação.3ª ed. LTC: Rio de Janeiro,2001.
LIMA, A. D. A. (2000). Implantação de pacote de gestão empresarial em médias empresas. KMPress. Recuperado em 9 de junho de 2000.
MATTOS, G. M. A. SILVA, G. G. J. CASTRO, R. S. A. C. M. Implantação de um
Sistema ERP – SAP e seu Impacto no Cotidiano dos Colaboradores. Revista HTec Humanidades e Tecnologia. p.106, 2018.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo:
Saraiva, 2006.
MENDES, J. V., & ESCRIVÃO FILHO, E. (2002). Sistemas Integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial. Revista Gestão & Produção.
MILTELLO, K. (1999, março). Quem precisa de um ERP? Info Exame.
OLIVEIRA L. S. de; HATAKEYAMA K. Um estudo sobre a implantação de sistemas ERP: pesquisa realizada em grandes empresas industriais. Production, São Paulo, v.22, n.3, mai./ago. 2012.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: Um Manual para a Realização de Pesquisas em Administração. Manual (pós-graduação) – Universidade Federal de Goiás, 2011.
ORLICKY, J. A. (1973). Net change material requirements planning. IBM Systems Journal.
PRETTZ, R. B. SILVEIRA, R. S. BERTOLINI, C. UNHA, B. G. BIGOLIN, M. N. Implantação de um Sistema ERP: um estudo de caso na empresa LV Equipamentos Ltda. Revista de Informática Aplicada, Volume 15, Número 2. Rio Grande do Sul, 2019.
PIRES, A. L. C. (2015). Implementação do ERP SAP ByDesign.
ROSA, C. A. PAI, M. C. SAMPAIO, F. M. FARIAS, B. V. OLIVEIRA, C. O ERP como ferramenta de gestão de estoque nas franquias de fast-food na cidade de Itaquaquecetuba. XI FATECLOG Bragança Paulista. São Paulo, 2020.
ROTTA, Mauricio. Artigo: conheça os fatores críticos de sucesso para implantação de um erp. Disponível em: < http://www.sajdigital.com.br/colunistas/implantacao-de-um-erp/ >. Acesso em: 23/02/2022.
STAMFORD, P. P. (2000). ERPs: prepare-se para esta mudança. KMPress.
Recuperado em 13 de setembro de 2000.
SOUZA, C. A., & ZWICKER, R. (2001). ERP systems’ life cycle: findings and recommendations from a multiple case study in Brazilian companies. In Proceedings of the Annual Conference BALAS 2001 - Business Association of Latin American Studies, San Diego, EUA.
VAZ, Ricardo Acácio de Paula; GOMES, Samuel. Gestão de estoques nas micro e médias empresas: um estudo de caso na empresa Madeireira Catalana LTDA.
Revista CEPPG. p. 119-135. 2011.
VIANA, JOÃO JOSÉ. Administração de materiais: um enfoque prático. 1. ed. 8.
reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.
WOOD JUNIOR, T. (1999). Modas e modismos gerenciais: o caso dos sistemas integrados de gestão. São Paulo: Núcleo de Pesquisas e Publicações, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.