O Comércio Eletrônico, os métodos de pagamentos e os mecanismos de segurança

Autores

  • Robson Antonio Moreira Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os conceitos sobre comércio eletrônico, reconhecido mundialmente como e-commerce. O artigo apresenta os conceitos sobre essa forma de comércio, suas características e distinções quanto ao meio de transação comercial. Embora o termo e-commerce seja utilizado para representar toda transação por meio das redes de computadores e internet, há uma distinção e uma classificação diante dos envolvidos que podem ser clientes, fornecedores e até mesmo órgãos governamentais. Indicadores apresentados neste trabalho comprovam que essa modalidade traz comodidades aos clientes e desafios aos comerciantes. Sua participação aumenta gradativamente não apenas em usuários de computadores do tipo desktop, mas também nos smartphones. Mas, essa comodidade gera preocupações, sobretudo sobre a segurança da informação e o receio de fraudes nessas transações. Esses são os grandes temores que devem ser minimizados. Com o objetivo de garantir essa segurança, os pagamentos em transações de e-commerce, podem ser realizados de várias maneiras, sempre com o objetivo de reforçar a segurança nas informações que estão trafegando pela Internet. O presente artigo conclui que as empresas que praticam o e-commerce oferecem uma variedade opções para a efetivação da compra e, estas opções possuem garantias de segurança através de recursos da tecnologia da informação. Porém, mesmo com a eficiência da segurança na tecnologia é indispensável que o cliente faça uso consciente desta modalidade de comércio porque muitos dos problemas ocorrem por erros e más práticas do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/11/2016

Como Citar

Moreira, R. A. (2016). O Comércio Eletrônico, os métodos de pagamentos e os mecanismos de segurança. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(1), 16–30. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/67

Edição

Seção

Gestão Empresarial

Métricas