Desenvolvimento de pessoas como estratégia de competitividade organizacional

estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_08

Palavras-chave:

Treinamento e capacitação, Motivação, Gestão de Pessoas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral analisar como gestores e colaboradores percebem o impacto do treinamento de pessoas frente à competitividade empresarial em uma indústria localizada no município de Paulista, estado de Pernambuco.  O método utilizado consistiu em um estudo exploratório e descritivo de cunho bibliográfico e documental, viabilizado por meio da coleta de dados primários (questionários e entrevistas) realizado junto a 3 gestores de áreas e 24 colaboradores. Quanto aos resultados, foi possível identificar que os colaboradores percebem a importância da promoção de treinamentos, pois ao serem capacitados, exercerão atividades de forma eficaz suas tarefas, e assim senso capazes de promover diferencial competitivo para a empresa, fato esse que deve ser considerado imprescindível levando em consideração o cenário altamente competitivo em que estão inseridos. Outro resultado significativo na análise está relacionado à insatisfação de alguns colaboradores com os treinamentos promovidos, tornando-se uma análise similar com a opinião dada pelos gestores, os quais observaram e reafirmaram a insatisfação de alguns colaboradores diante dos treinamentos que a empresa promove. Além disso, alguns gestores afirmaram que ainda não conseguem observar os treinamentos promovidos pela empresa como um diferencial competitivo, baseado nessa afirmativa, pode-se chegar à conclusão que, além de terem concorrentes muito fortes, os concorrentes investem mais em treinamento; o que acaba por reafirmar a necessidade de a empresa desenvolver e investir de uma forma melhor em programas de treinamento a longo prazo.

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Biografia do Autor

Rayssa Gabryelly Pessoa Cirino, Faculdades Integradas Uniaeso Barros Melo

Graduada em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Barros Melo (UNIAESO).

Jamille Queiroz Leite, Grupo Ser Educacional (SER)

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Jucimar Casimiro de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fernando Salvino da Silva, Grupo Ser Educacional

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, Especialista em Planejamento de Gestão Organizacional e MBA em Auditoria e Controladoria. Professor EAD na Pós Graduação do Grupo Ser Educacional.

Renata Porto Chaves, Grupo Ser Educacional (SER)

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). É professora executora do ensino a distância do Grupo SER Educacional.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Cirino, R. G. P., Leite, J. Q., Andrade, J. C. de, Silva, F. S. da, & Chaves, R. P. (2023). Desenvolvimento de pessoas como estratégia de competitividade organizacional: estudo de caso. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(2), 22–42. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_08

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