Formação continuada e a LDB

uma visão a partir de uma instituição de ensino técnico profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n05_06

Palavras-chave:

LDB, Formação continuada, Professores

Resumo

 

Com a introdução Lei de Diretrizes Base da Educação, Lei nº 9394, em 20 de dezembro de 1996, deu-se início ao debate acerca da formação político-pedagógica dos professores nas mais diversas áreas da educação, para tanto foi necessária uma discussão sobre a formação continuada destes profissionais, no sentido de que estes pudessem aperfeiçoar suas técnicas e práticas pedagógicas em sala de aula. Desta forma, o presente artigo visa investigar as práticas de formação continuada implementadas em uma instituição de ensino técnico profissionalizante do Estado de São Paulo, por meio da sua Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico - CETEC, mais especificamente da CETEC Capacitações, realizando uma análise qualitativa com enfoque em pesquisas bibliográficas e documentais sobre os impactos das certificações dos professores em relação ao programa de formação continuada da supracitada instituição e sua atuação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Fabio Lopes da Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-CEETEPS

Mestrando do programa de mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da Educação na Unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa do Centro Paula Souza.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.

Priscila Claudia de Jesus Antunes Baumann, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Unidade de Pós-graduação, mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, professora do Senac.

Adriana Salvanini, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, Unidade de Pós-graduação, mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.

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Publicado

27/06/2025

Como Citar

Silva, F. L. da, Avella Ramirez, R., Baumann, P. C. de J. A., & Salvanini, A. (2025). Formação continuada e a LDB: uma visão a partir de uma instituição de ensino técnico profissionalizante. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(5), 1–14. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n05_06

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