Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Refas - Revista Fatec Zona Sul?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores (Artigos, Ensaios e Resenhas)

Elaboração de Artigos

Configurações iniciais.

Digitação no Word (DOC). Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, A4, justificado, sem recuo de parágrafo, espaçamento 6 antes e depois, e entrelinhas simples. Margem inferior e direita de 2,0cm. Margem esquerda e superior de 3,0cm.

 

Número de página.

Direita, acima e tamanho 10. Começando do número 1. Não aparecer na primeira página. De 10 a 20 páginas de conteúdo.

 

Título.

Em maiúsculo, centralizado, negrito, fonte 14, em português e em inglês.

 

Nome dos autores.

Em sequência, centralizado e tamanho 11. No rodapé, qualificação, nome da universidade e e-mail, em tamanho 10.

 

Resumo.

Parágrafo único. Tamanho 11e tópicos em negrito. Alinhamento à esquerda.

RESUMO: Este...

Palavras-chave: Artigo. ... Mínimo de três palavras, da mais ampla, para a mais específica, separadas por ponto e iniciadas com maiúsculo. Não devem constar no título.

ABSTRACT: This... Tradução do Resumo em língua estrangeira.

Keywords: Article...

 

Introdução.

Tudo maiúsculo, negrito e tamanho 12. Duas linhas em branco antes e uma linha em branco depois. Alinhado à esquerda e sem ponto entre a numeração e o título. Recuo de 1,25 cm em cada novo parágrafo.

1 INTRODUÇÃO

 

Tópicos.

Recuo, início em minúsculo, final de cada linha com ponto e vírgula; e, final da última linha com ponto final.

(a) a ... ;

(b) uma ... ;

(c) ... .

Componentes esperados.

Contextualização, problema, justificativa, objetivos, delimitações e hipóteses (se pertinentes).


Referencial teórico.

Primeira parte do Desenvolvimento, onde devem constar os teóricos e os principais conceitos que darão suporte ao artigo e também, servirão de fundamentação para as análises dos resultados. Alinhamento à esquerda, sem ponto entre a numeração e o título.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Se necessário, as seções secundárias devem ser escritas em negrito, minúsculo. Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois. Alinhamento à esquerda, sem ponto entre a numeração e o título. Isto vale para todas as outras seções.

2.1 Sistemas de Informação

 

Método.

Deve informar os detalhes de como foi realizada a pesquisa, sua natureza, classificação e procedimentos, que variam em função do tipo de pesquisa escolhida. Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois.

3 MÉTODO

 

Resultados e discussão.

Os Resultados obtidos com a realização da pesquisa correspondentes à questão central declarada na Introdução. Apresentação na forma de induções, deduções, relações dialéticas e conclusivas provenientes de análise de conteúdo, análise do discurso, etc. ou, conforme a natureza da pesquisa; e ainda, acrescentando tabelas, gráficos ou outras apresentações.

A Discussão sobre os resultados, independente da natureza da pesquisa, deve ser realizada com base no Referencial Teórico utilizado e ser correspondente aos objetivos definidos na pesquisa. Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Conclusão.

Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois. Sintetiza as respostas à questão central da pesquisa.

O texto deve:

(a) evidenciar, de forma conclusiva, os resultados obtidos com base no problema, nos objetivos e hipóteses (se for o caso)  propostos e apresentados na introdução do artigo;

(b) enunciar o que se espera contribuir com a pesquisa;

(c) propor sugestões para futuras pesquisas.

5 CONCLUSÃO

 

Referências

Entende-se essa seção como o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Alinhamento à esquerda. Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois. Duas linhas em branco antes, uma linha em branco depois.

6 REFERÊNCIAS

 

Elementos pós-textuais.

Usados conforme a necessidade. Escritos como subseções.

7 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

7.1 Glossário

7.2 Apêndices (elaborados pelo autor)

7.3 Anexos

7.4 Outros

 

Regras gerais

  • Redação na 3ª pessoa, impessoal. Linguagem objetiva, sem expressões como: “eu penso”, “eu acho”, “parece-me” que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico.
  • As ilustrações são usadas para facilitar a compreensão e interpretação de informações. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação (sequencial, tamanho 10) deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Também na parte inferior, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A fonte deve ser menor do que a do texto (tamanho 10). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
  • As tabelas são definidas como formas não discursivas de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central. Devem ser identificadas sequencialmente, fonte tamanho 10. Uma tabela, além da identificação (acima), deve apresentar os dados de modo resumido e seguro, oferecendo uma visão geral do comportamento do fenômeno. É constituída dos seguintes elementos: (a) Título; (b) Cabeçalho; (c) Corpo; (d) Fonte (abaixo, tamanho 10). Recomenda-se que uma tabela seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página. A tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Não devem ser colocadas linhas na lateral direita e na lateral esquerda das tabelas.
  • Citações:

(a) citação - Menção de uma informação extraída de outra fonte;

(b) citação de citação - Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original (uso de citado por ou apud);

(c) citação direta - Transcrição textual de parte da obra do autor consultado;

(d) citação indireta ou paráfrase - Texto baseado na obra do autor consultado;

(e) notas de referência - Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado;

(f) notas de rodapé - Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica (não se utiliza quando a técnica autor-data é empregada);

(g) notas explicativas - Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

 

  • Citações diretas com mais de três linhas, devem ter destaque de 4 cm do parágrafo. A fonte deve ser menor do que o texto (10). O espacejamento entre linhas deve ser simples, sem aspas.

--> (4cm)--> Quando se comparam os indivíduos pertencentes à mesma variedade ou subvariedade de nossas plantas já de há muito cultivadas e dos nossos animais domésticos mais antigos, logo se nota que ordinariamente diferem mais uns dos outros que os indivíduos pertencentes a uma espécie ou a uma variedade qualquer no estado selvagem (DARWIN, 2003, p. 19).

  • As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda.

Publicação impressa:

HAWKING, S. W. Uma breve história do tempo. 30. ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002.

Dois ou três autores, separados por ; (ponto e vírgula). Mais de três autores, indica-se somente o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.

Publicação na internet:

GLEISER, M. Buracos negros. 2007. Disponível em http://livrespensadores.net/videos/nosso-mundo-com-marcelo-gleiser-astrofisica-buracos-negros/. Acesso em 11/11/2015.

Publicação digital:

DARWIN, C. A origem das espécies. e-book. Porto: Lello & Irmão Editores, 2003.

CD-ROM:

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio. 3. ed. São Paulo: Positivo, 2004. 1 CD-ROM.

Capítulo de livro, parte:

DERENGOSKI, P. R. Imprensa na Serra. In: BALDESSAR, M. J.; CHRISTOFOLETTI, R. (Org.). Jornalismo em perspectiva. 1. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005. p. 13-20.

Periódico:

SELMA, L. C. Administrando estoques: como obter melhores resultados em uma distribuidora de resinas plásticas. REFAS – Revista Fatec Zona Sul, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-20, fevereiro, 2016.

Trabalho acadêmico:

MENINO, S. E. Formação tecnológica para a sociedade do Conhecimento. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Tecnologia, Centro Paula Souza, São Paulo, 2004.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão se encontra no formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (exemplo: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Não haverá qualquer cobrança aos autores por submissão, pareceres, processamentos e publicações.

  8. Um mesmo autor terá os seus trabalhos consecutivos publicados com a diferença de pelo menos um ano.
  9. Nos trabalhos enviados, deverá constar como um dos autores profissional da área de ensino ou pesquisador com pelo menos o título de Mestrado ou MBA.
  10. Artigos, ensaios ou resenhas com até quatro autores serão aceitos para avaliação.
  11. Os artigos, os ensaios e as resenhas submetidas serão processados por softwares específicos para a detecção de plágios.
 

Declaração de Direito Autoral

 

1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.

 Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar  declaração, conforme o modelo:

REFAS - REVISTA FATEC ZONA SUL

Autorização para publicação

(Nome do autor),  (no caso de vários autores citar todos),  autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Dados de todos os autores:

Nome completo:

Instituição:

E-mail:

Telefone:

Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.

Assinatura do autor principal: ____________________________________

 

Aviso de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

c) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.