Elaboração de Artigo
Configurações iniciais.
Digitação no Word (DOCx). Fonte Times New Roman, tamanho 12, A4, justificado, sem recuo de parágrafo, espaçamento 0 antes e 6 depois, coluna única e espaçamento entrelinhas simples. Margem inferior e direita de 2,0cm. Margem esquerda e superior de 3,0cm.
Número de página e extensão.
Direita, acima, tamanho 10. Começando do número 1. Não aparecer na primeira página. De 12 a 25 páginas de conteúdo.
Título.
Todo maiúsculo, centralizado, negrito, fonte 14, em português, inglês e espanhol.
Nome dos autores (máximo de quatro autores).
Em sequência, centralizado e tamanho 11. No rodapé: qualificação, nome da instituição de origem, URL do Lattes, número OrcId e e-mail, em tamanho 10.
Resumo, abstract e resumen.
Maiúsculo. Parágrafo único. Tamanho 11, entrelinha simples e tópicos em negrito.
RESUMO
Este artigo...
Palavras-chave: Tecnologia. Logística. Negócio.
Mínimo de três palavras, da mais ampla, para a mais específica, separadas por ponto e iniciadas com maiúsculo. Preferencialmente não devem constar também no título.
ABSTRACT
This...
Tradução do Resumo em inglês.
Keywords: Technology. Logistics. Business.
RESUMEN
Este artículo...
Tradução do Resumo em espanhol.
Palabras clave: Tecnología. Logística. Negocio.
1 INTRODUÇÃO
Em maiúsculo, negrito e tamanho 12. Duas linhas em branco antes e uma linha em branco depois (válido para as outras seções). Alinhado à esquerda e sem ponto entre a numeração e o título. No texto, recuo de 1,25 cm (uma tabulação) a cada novo parágrafo (válido em todo o artigo).
Tópicos.
Recuo de uma tabulação, identificação por letras. Final de cada linha com ponto e vírgula e final da última linha com ponto final.
a) A ... ;
b) Uma ... ;
c) ... .
Conteúdo esperado.
Contextualização, justificativa, problema, objetivos, delimitações, hipóteses (se pertinentes) e resumo do método.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Primeira parte do Desenvolvimento, em que devem constar os teóricos e os principais conceitos que darão suporte ao artigo e também, servirá de fundamentação para as análises dos resultados e as discussões. Alinhamento à esquerda, sem ponto entre a numeração e o título.
Se necessário, as seções secundárias devem ser escritas em negrito, minúsculo. Uma linha em branco antes, sem linha em branco depois. Alinhamento à esquerda, sem ponto entre a numeração e o título (válidos para todas as outras seções).
2.1 Sistemas de informação
3 MÉTODO
Deve informar os detalhes de como foi realizada a pesquisa, sua natureza, classificação, limitações e procedimentos, que variam em função do tipo de pesquisa escolhida.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os Resultados obtidos com a realização da pesquisa correspondentes à questão central declarada na Introdução. Apresentação na forma de induções, deduções, relações dialéticas e conclusivas provenientes de análise de conteúdo, análise do discurso etc. ou conforme a natureza da pesquisa; e ainda, acrescentando tabelas, gráficos ou outras ilustrações.
A Discussão sobre os resultados, independente da natureza da pesquisa, deve ser realizada com base no Referencial Teórico utilizado e ser correspondente ao problema e aos objetivos definidos na pesquisa.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sintetiza as respostas à questão central da pesquisa.
O texto deve:
a) evidenciar, de forma conclusiva, os resultados obtidos com base no problema, nos objetivos e hipóteses (se for o caso) propostos e apresentados na introdução do artigo;
b) enunciar o que se espera contribuir com a pesquisa;
c) Se desejado, propor sugestões para futuras pesquisas.
6 REFERÊNCIAS
Entende-se essa seção como o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Alinhamento à esquerda.
7 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Usados conforme a necessidade. Escritos como subseções.
7.1 Glossário
7.2 Apêndices (elaborados pelo autor)
7.3 Anexos
7.4 Outros
Regras gerais.
a) Redação na 3ª pessoa, impessoal. Linguagem objetiva, sem expressões como: “eu penso”, “eu acho”, “parece-me”, “podemos”, que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico.
b) As ilustrações são usadas para facilitar a compreensão e interpretação de informações. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação (sequencial, tamanho 11) deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Na parte inferior, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A fonte deve ser menor do que a do texto (tamanho 11). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
c) As tabelas são definidas como formas não discursivas de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central. Devem ser identificadas sequencialmente, fonte tamanho 11. Uma tabela, além da identificação (acima), deve apresentar os dados de modo resumido e seguro, oferecendo uma visão geral do comportamento do fenômeno. É constituída dos seguintes elementos: (a) Título; (b) Cabeçalho; (c) Corpo; (d) Fonte (abaixo, tamanho 11).
Recomenda-se que uma tabela seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página. A tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Não devem ser colocadas linhas na lateral direita, na lateral esquerda das tabelas ou horizontas, exceto a(s) que separa(m) o(s) cabeçalho(s) e final.
d) As equações e fórmulas aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar a sua leitura. Devem ser centralizadas. Suas numerações começam a partir do número 1, entre parênteses, preferencialmente do lado direito da página. Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.
e) Citações:
(a) Citação - Menção de uma informação extraída de outra fonte;
(b) Citação de citação - Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original (uso de citado por ou apud);
(c) Citação direta - Transcrição textual de parte da obra do autor consultado e colocadas entre aspas (até três linhas);
(d) Citação indireta - Texto baseado na obra do autor consultado;
(e) Notas de referência - Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado;
(f) Notas de rodapé - Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica (não se utiliza quando a técnica autor-data é empregada);
(g) Notas explicativas - Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
f) Citações diretas com mais de três linhas, devem ter destaque de quatro cm do parágrafo. A fonte deve ser menor do que o texto (11). O espacejamento entre linhas deve ser simples, sem aspas. O nome do autor é citado ao final, em maiúsculo, seguido do ano da publicação e página.
Quando se comparam os indivíduos pertencentes à mesma variedade ou subvariedade de nossas plantas já de há muito cultivadas e dos nossos animais domésticos mais antigos, logo se nota que ordinariamente diferem mais uns dos outros que os indivíduos pertencentes a uma espécie ou a uma variedade qualquer no estado selvagem (DARWIN, 2003, p. 19).
g) As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda. Quando escolhido a abreviação nos nomes dos autores, este critério deve ser seguido por todas as referências.
h) Os artigos, após as verificações iniciais relativas às normas de submissão, serão enviados a dois pareceristas utilizando a modalidade duplo cego. A rejeição, aceitação com alterações ou aceitação serão devidamente comunicadas aos autores, que no segundo caso deverão realizar as modificações solicitadas.
Publicações.
Título da referência em negrito.
Livro:
HAWKING, S. W. Uma breve história do tempo. 30. ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002.
Dois ou três autores, separados por ; (ponto e vírgula). Mais de três autores indica-se somente o primeiro autor, acrescentando-se a expressão latina et al.
Publicação na internet:
GLEISER, M. Buracos negros. 2007. Disponível em http://livrespensadores.net/ videos/nosso-mundo-com-marcelo-gleiser-astrofisica-buracos-negros/. Acesso em 11/01/2018.
Publicação digital:
DARWIN, C. A origem das espécies. e-book. Porto: Lello & Irmão Editores, 2003.
Web:
KHALIL, K. A. A empregabilidade do engenheiro no setor econômico-financeiro: perfil psicológico, qualificação e certificação profissional Anbima. Disponível em http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/257. Acessado em 19/01/2019.
Capítulo de livro, parte:
GIORDANO, C. V. O desempenho dos projetos por meio de indicadores. In: TREFF, L.; BATTISTELA, L. R. (Org.). Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2013. p. 59-65.
Periódico:
SELMA, L. C. Administrando estoques: como obter melhores resultados em uma distribuidora de resinas plásticas. Refas – Revista Fatec Zona Sul, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-20, fevereiro, 2016.
Trabalho acadêmico:
MENINO, S. E. Formação tecnológica para a sociedade do conhecimento. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Tecnologia, Centro Paula Souza, São Paulo, 2004.
Refas. Comitê de publicações e editores. 2021.
ABNT. Norma 6022:2018. Publicada em 16/05/2018.