Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro

Autores

  • Marco Antônio Dias Faculdade de Tecnologia da Zona Sul.
  • Edison Nunes PUC/SP.

Resumo

Cooptado pela onda “utilitarista†de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista.

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Publicado

19/02/2017

Como Citar

Dias, M. A., & Nunes, E. (2017). Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(2), 1–22. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78

Edição

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