Editorial

Autores

  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal - Suzano

Resumo

Nesta edição especial, Volume 3, Número 3, publicada em abril de 2017, a Revista Fatec Zona Sul em sua primeira parceria com o Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano, apresenta os artigos selecionados no fast track do II Congresso de Logística, IFLOG, realizado em 18 e 19 de outubro de 2016, tendo ainda, como destaque, o Editorial escrito pelo doutor Adriano Maniçoba da Silva, professor daquele instituto e membro da comissão organizadora do Congresso.
Carlos Vital Giordano e Luiz Cláudio Gonçalves.
Editores.


É com muita satisfação que escrevo este editorial da edição especial da Revista Refas, publicação de abril de 2017. Em nome da Comissão Organizadora do Congresso, parabenizo os editores da Refas pelo resultado positivo obtido na última avaliação do Qualis Capes. Esperamos ainda contar com o apoio da revista em futuras edições do IFLOG no sentido de ampliar a divulgação das pesquisas conduzidas na área de Gestão de Produção e Operações.
Quanto aos trabalhos selecionados para esta edição, verifica-se uma evolução qualitativa em relação aos artigos apresentados na primeira edição do congresso, ocorrida em 2015. Os artigos selecionados para esta edição apresentam temas diversos no âmbito da Gestão da Produção e Operações permitindo que se divulguem contribuições pontuais dos tópicos pesquisados.
O impacto da armazenagem própria no custo de transporte de curta distância foi analisado por Telo, Silva e Gomes por meio de um estudo de caso em uma indústria química. Os autores verificaram que o modelo proposto teria viabilidade econômica já no primeiro ano de operação.
Costa, Santana e Fernandes analisaram a gestão de estoque em uma microempresa fabricante de materiais esportivos sob a ótica da previsão da demanda. Após compararem diversos métodos de previsão, os autores sugeriram o mais aderente ao histórico da empresa.
Num trabalho sobre o crescimento da demanda da cadeia produtiva de alimentos até 2050, Macedo e Nishizaki Júnior, destacam a importância do planejamento logístico, haja vista que, conforme os autores, o Brasil será o maior exportador mundial de alimentos até 2024.
Reis et al. estudaram a gestão de resíduos em uma empresa de construção civil propondo melhorias para o descarte, reciclagem e reutilização de materiais provenientes de obras de construção civil.
Bassi, Pereira, Bueno e Jacubavicius analisaram a logística de eventos na maior feira de artesanato da América Latina. A partir de um caso de sucesso, os autores reforçaram os pontos que devem ser focalizados para que o evento seja bem-sucedido.
Faço votos de que os trabalhos desta edição propiciem excelente leitura e fonte de consulta proveitosa ao público-alvo da revista Refas.


Adriano Maniçoba da Silva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/04/2017

Como Citar

Silva, A. M. da. (2017). Editorial. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(3), 1–2. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/87

Edição

Seção

Editorial

Métricas