Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações

Autores

  • Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Marcos Aurélio Sales Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Ítalo Júnior Scala Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Marcelo Rangner Vasconcelos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/11/2019

Como Citar

Silva, P. E. N. T. B. da, Sales Filho, M. A., Fernandes, Ítalo J. S., & Silva, M. R. V. (2019). Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(2), 17–35. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)