Práticas de controle econômico, financeiro e patrimonial

um estudo junto aos consultores de moda de uma empresa brasileira do seguimento de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_06

Palavras-chave:

Consultores de Moda, Controle Econômico, Controle Financeiro, Controle Patrimonial

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar as práticas de controle econômico-financeiro e patrimonial executadas pelos Consultores de Moda de uma empresa brasileira do segmento de vestuário. Para atender o aspecto teórico, a pesquisa se pautou em desenvolver o conceito, definições e aspectos históricos sobre o controle patrimonial. Em sequência, realizou-se uma discussão acerta dos estudos anteriores voltados ao controle patrimonial em pequenos empreendimentos. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Após a aplicação do instrumento, os dados foram tabulados por meio da ferramenta Microsoft Excel, o que viabilizou a construção de tabelas com estatística descritiva para análise de resultados. Os achados apontaram que a simplicidade dos registros patrimoniais supre a necessidade que os consultores têm no dia a dia em função de que estão em constante locomoção, não possuindo meio de realizar os registros de forma imediata, por isso, acabam fazendo seus principais registros em cadernetas, e, às vezes, apenas na memória. O estudo contribuiu com orientações para revendedores no que tange ao que vendem, compram, recebem e pagam, sendo esse acompanhamento algo que deve ser considerado um exercício importante para que tais consultores consigam identificar se estão obtendo retorno positivo ou não com tal atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Lima de Paiva Artoni, Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco.

Andeza Cristiane Silva de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade de Pernambuco - UPE Campus Mata Sul.

Débora Maria da Silva, Centro Universitário Joaquim Nabuco, Recife

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco - Recife.

Referências

BEUREN, I. M.; SANTOS, V.; THEISS, V. Análise da formalidade dos sistemas de controle gerencial em empresas incubadoras. Revista Mineira de Contabilidade, v. 19, n. 2, p. 19-30, 2018.

DALLABONA, L. F.; NARDELLI, L. T.; FERNANDES, A. R. V. Variáveis contingenciais e sistemas de controle gerencial predominantes em uma rede de supermercados do Brasil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 7, n. 1, p. 58-77, 2019.

FALCÃO, G. Q. et al. Planejamento e controle financeiro na Feira de Artesanato de Caruaru-PE. Management Control Review, v. 2, n. 2, 18-33, 2017.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GUERREIRO, R. Um modelo de sistema de informação contábil para mensuração do desempenho econômico das atividades empresariais. Caderno de estudos Fipecaf/FEA-USP, n. 4, p. 1-19, 1992.

IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C. Introdução à Teoria da Contabilidade para o nível de graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, L. R. et al. A arte do barro: um estudo sobre a perspectiva do conhecimento empírico para o controle patrimonial em Caruaru – Pernambuco. Registro Contábil, v. 5, n. 4, p. 111-129, 2014.

MARION, J. C. Introdução à Contabilidade com Ênfase em Teoria. São Paulo: Alínea, 2009.

MARTINS, M. F. O. Um passeio na contabilidade, da Pré-história ao Novo Milênio. Adcontar, v. 2, n. 1, p. 7-10, 2001.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MIRANDA, L. B. S. et al. Ferramentas administrativas utilizadas nas micro e pequenas empresas: uma análise realizada no Centro Comercial da cidade de Viçosa-MG. Revista Conbrad, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2016.

MIRANDA, L. C. et al. Da Mesopotâmia às tapioqueiras de Olinda o pensamento contábil se revela. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, n. 3, p. 24-47, 2011.

MOURA, M. F.; PEREIRA, N. A.; RECAH, I. J. Análise quanto ao uso de ferramentas e informações gerenciais pelos produtores de gado de corte. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(3), p. 72-88, 2016.

NERI, M. Negócios nanicos: problemas e percepções. Conjuntura Econômica, p. 40-41, setembro de 2005.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Básica. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2a ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.

SÁ, A. L. Teoria da contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atas, 2010.

SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. Identificação e descrição das primeiras ferramentas de controle contábil através da ciberarqueologia. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 1, p. 1-25, 2018.

SILVA, I. J. D. V.; LUCENA, W. G. L. Tomada de decisão: um estudo sobre a utilização de artefatos gerenciais pelas empresas da grande João Pessoa (PB). Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 1, p. 50-61, 2016.

TRIVIÃOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, R. k. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

VIEIRA, E. M. M. et al. Práticas de controles gerenciais: um estudo comparativo entre empresas franqueadas e independentes do setor de cosméticos e perfumaria da cidade de Recife/PE. Anais do XII Congresso UFPE de Ciências Contábeis, 2018.

Downloads

Publicado

10/02/2023

Como Citar

Artoni, R. L. de P., Lima, A. C. S. de, & Silva, D. M. da. (2023). Práticas de controle econômico, financeiro e patrimonial: um estudo junto aos consultores de moda de uma empresa brasileira do seguimento de vestuário. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(3), 68–86. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_06

Edição

Seção

Gestão Empresarial

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.