A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02

Palavras-chave:

Marketing Social, Câncer de Mama, Campanhas de Prevenção, Mulheres Jovens

Resumo

O câncer de mama (CAM) é um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) por, na maioria das vezes, ser identificado nas mulheres quando já está em estágio avançado. Neste cenário, as campanhas de prevenção podem contribuir para que as mulheres de todas as idades possam prevenir a doença e identificar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Com isso, objetiva-se analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama. Para isto, baseou-se nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove mulheres jovens, com menos de 50 anos, diagnosticadas com CAM. A partir da análise de conteúdo os dados foram categorizados e viu-se uma insatisfação das entrevistadas quanto à clareza de informações sobre a doença; à baixa periodicidade das campanhas de prevenção; à insatisfação com as ações governamentais, bem como à disponibilidade de maquinários para prevenção e tratamento; e às orientações de rastreamento por mamografia apenas para mulheres acima de 50 anos.

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Biografia do Autor

Natalia Xavier Bueno, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, onde atuou no Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade (NUPEC) e foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unihorizontes.

Gustavo Rodrigues Cunha, Centro Universitário Unihorizontes

Doutor em Business Administration (UNIVERSITÀ DI BOLOGNA, 2011). Professor e Pesquisador do Mestrado do Centro Universitário Unihorizontes. Membro dos Núcleos de Pesquisa NUCONT e NUPEC (FNH).

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Publicado

10/02/2023

Como Citar

Bueno, N. X., & Cunha, G. R. (2023). A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(3), 1–21. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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