Gestão de pessoas na Covid-19 no ensino fundamental e médio do setor público

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n03_02

Palabras clave:

Gestão de Pessoas, Políticas públicas, Covid-19, Profissionais da educação

Resumen

O principal objetivo deste artigo é demonstrar de forma sucinta o trabalho dos profissionais da educação de uma escola pública de Araraquara, no interior de São Paulo, durante a pandemia de Covid- 19, como vem sendo o retorno presencial, os métodos adotados pelo governo para a realização das aulas remotas e os procedimentos a respeito das atividades no que se refere a rotina da gestão de pessoas. A pesquisa se deu em quatro fases: levantamento dos dados; entrevistas realizadas com os profissionais da educação; transcrição e análise das respostas. A pesquisa de campo foi realizada, por conveniência, com profissionais da educação da Escola Estadual Professora Léa de Freitas Monteiro, fundada em 13/06/1988, cujo objetivo é assegurar a todos(as) os(as) alunos um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.  O público-alvo é formado por alunos(as) em idade escolar do ensino fundamental e médio, conforme o certame da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1993. É importante salientar que os depoimentos concedidos na entrevista representam o pensamento dos profissionais de forma livre, no que se refere ao ofício desempenhado e suas mutações no período da pandemia causado pelo SARS-CoV-2, responsável por causar a doença COVID-19. Neste estudo foi possível identificar como a pandemia afetou as atividades dos profissionais da educação relacionando o antes, o durante e na fase de retorno ao presencial. Os gestores reforçaram a prática do diálogo, da conversa para reaproximar as pessoas e mitigar os efeitos do isolamento/distanciamento social.

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Biografía del autor/a

Roseane Barcellos Marques, Fatec Registro

Pós-doutora em Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo, doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marinalva Santana Santos, Fatec Araraquara

Formada em Gestão Comercial pela Fatec Araraquara, com habilidades e conhecimentos para prosperar nas atividades acadêmicas e no ambiente corporativo. Atualmente, agente de organização escolar na E.E. Professora Léa de Freitas Monteiro.

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Publicado

2024-02-29

Cómo citar

Marques, R. B., & Santos, M. S. (2024). Gestão de pessoas na Covid-19 no ensino fundamental e médio do setor público. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(3), 20–34. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n03_02

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica