Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado:

análise nos cursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01

Resumo

A ansiedade cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência, ela é uma reação natural do ser humano a que todas as pessoas estão expostas. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou levantar os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes pelos cursos ofertados na instituição. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Foi utilizado um questionário para o levantamento das características pessoais e de níveis de ansiedade. Os resultados apontaram que o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade entre os alunos, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática.

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Biografia do Autor

Neide de Brito Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Doutora em Psicologia - área educacional. Mestre em Educação. Pedagoga e Bacharel em Letras. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Cybele Maria dos Santos Martins, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestre em Educação. Psicóloga do IFSULDEMINAS.

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Publicado

30/10/2022 — Atualizado em 30/10/2022

Como Citar

Cunha, N. de B., & Martins, C. M. dos S. (2022). Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(1), 1–16. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01

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