Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_07

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem, Ensino Remoto, Ciências Contábeis

Resumo

Em consequência a pandemia da Covid-19, as instituições de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, em concordância com a Portaria n° 343/2020, na qual substituiu as aulas presenciais por remotas. Dessa forma, o estudo sobre a avaliação da aprendizagem, que já vinha sendo discutido aos longos dos anos pela área da contabilidade, tornou-se fundamental, haja vista que os métodos avaliativos utilizados podem impactar negativamente o aprendizado dos estudantes, podendo comprometer o processo de ensino aprendizagem. À vista disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou dois cadernos com orientações para a realização das atividades educacionais no ensino remoto, bem como sobre a avaliação da aprendizagem. Assim, o estudo tem por objetivo é investigar a percepção dos estudantes a respeito dos métodos de avaliação adotados pelos docentes do curso de contabilidade da UFRN, durante o ensino remoto. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica, survey e entrevista semiestruturada com os docentes e discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFRN. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti®. e Microsoft Excel. No que diz respeito as práticas avaliativas no ensino remoto, os resultados evidenciaram que os professores não alteraram suas formas de avaliar, apenas readaptaram. Quanto aos métodos mais utilizados a prova ainda continua sendo o principal instrumento, mesmo os docentes não a julgando a mais importante, sendo a avaliação formativa considerada a mais importante. No tocante as perspectivas dos discentes, ficou evidenciado a rejeição pelos trabalhos em grupo e as provas, haja vista a dificuldade de encontros presenciais e falta de comprometimento de todos, bem como o nível de exigência por parte dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Joyce dos Santos Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aneide Oliveira Araújo, Universidade de São Paulo

Doutora pela Universidade de São Paulo.

Diogo Henrique Silva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AHMAD, Iqbal Faza. Alternative assessment in distance learning in emergencies spread of coronavirus disease (COVID-19) in Indonesia. Jurnal Pedagogik, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 195-222, jun. 2021. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/68192414/ 1136_2633_2_PB-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1632415158&Signature=fMV4sRVy7 szx3WZzw~oxog3sHpu~Fel4Xz3ctbnW-nG1rfad5DGll2~dabxZksIyeJheqbk5Kw4ud4~ GF0netJJJlXnFzBpxqHc3wjcf96Uz8Qiz9RQge-vwTGbbybwGpbfqdqNtGzGwvx9fRCNaK cexM8TVlHyP~DpOoGVtCfF3TJ-84Cyol0a4BaoTGOOlOogwFmvQOGCtfrjn2sxSQKw4j MdNmvse7Q79aGqgRP5f~PYM4t7MyUgYmFUavn8OT7q4Mb48nwgg9VMI6KzrJWisvXN4yMUpieErfu22srGaFHo15JpwBgsggdQNn6RE0I0XgwL14daKuJHC3SKwTA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 18 ago. 2021.

ALVES, L. Educação remota: Entre a ilusão e a realidade. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 13 de maio de 2021.

AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação e Feedback. Desafios Atuais. Lisboa: Edições UAb, 2019. AZEVEDO, W. Muito Além do Jardim de Infância. O desafio do preparo de alunos e professores online. Revista Brasileira de Educação a Distância, ano 6, nº 36, set./out. 1999. Publicado também nos Anais do VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, agosto de 1999. Disponível em: http://www.abed.org.br/paper_visem/wilson_azevedo.htm. Acesso em: 10 de maio de 2021.

BARBOSA, Rayanne Silva. Modalidades de avaliação propostas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis: uma análise à luz da Teoria da Avaliação. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

BARCELLOS, Veronica Cunha. Avaliação Educacional: percepções e representações sociais da docência na Educação Básica. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande- Furg, Rio Grande, 2019.

BARROS, F. C, VIEIRA, D. A. de P. The challenges of education in the pandemic period. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.826-849 jan. 2021. Doi: 10.34117/bjdv7n1-056 BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade UFRGS, Porto Alegre, p. 1, 02 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 10 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC, 2020.

CASEIRO, Cintia Camargo Furquin; GEBRAN, Raimunda Abou. Avaliação formativa: concepção, práticas e dificuldades. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 141-161, jan./dez. 2008. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/181/251. Acesso em: 11 mai. 2021.

CASTAMAN, Ana Sara; SZATKOSKI, Elenice. Educação a distância no contexto da educação profissional e tecnológica: considerações em tempos de pandemia. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, p. e491974399, maio 2020. ISSN 2525-3409. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/4399/3669>. Acesso em: 12 jul. 2021.

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. Edgar Blücher, São Paulo, 1977.

FELISBINO, A.; SILVA, R. M. Procedimentos e Instrumentos de Avaliação. ResearchGate. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270876067_Procedimentos_e_Instrumentos_de_Avaliacao>. Acesso em: 10 de maio de 2021.

FERREIRA, C. A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora, 2007.

FRANKLIN, Mitchell. Student evaluations of teaching in business and accounting courses: a perspective and a suggested improvement. Cogent Business & Management, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 1-17, 3 set. 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/23311975.2016.1226458.

FREITAS, M. A. S. Avaliação para a aprendizagem em contextos híbridos de formação continuada: o potencial dos feedbacks na configuração de saberes didático-pedagógicos. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3597. Acesso em: 13 mai. 2021.

GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 43, n. 20, p. 201-213, ago. 2009. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2045/2004. Acesso em: 11 ago. 2021.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à

universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KRAEMER, M. E. P. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S. l.], v. 10, n. 2, 2005. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1310. Acesso em: 10 maio. 2021.

LANA, Raquel Martins et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 36, n. 3, p. 1-5, Não é um mês valido! 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00019620.

LIMA, J. P. R.; MIRANDA, C. S.; BONACIM, Carlos Alberto Grespan. Avaliando a Avaliação: um estudo da percepção docente nos cursos de contabilidade. Em: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar – estudos e proposições. 10.ed., São Paulo: Cortez, 2000.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunose professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338. Acesso em: 31 mar. 2021.

MEURER, Marie Madeleine et al. Digital affordances: how entrepreneurs access support in online communities during the covid-19 pandemic. Small Business Economics, [S.L.], v. 58, n. 2, p. 637-663, 11 out. 2021. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11187-021-00540-2.

MINAYO, M.C.S. Avaliação Qualitativa combinada com outras modalidades de Avaliação. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.1, n.3, p.02-11, 2011. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/652/844. Acesso em: 14 de maio de 2021.

MIQUELANETE, Marileuza Ascencio et al. As modalidades da avaliação e as etapas da sequência didática: articulações possíveis. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132017000100259&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 mai 2021.

MORAES, R. Análise de Conteúdo: limites e possibilidades. In: ENGERS, M.E.A. (Org). Paradigmas e metodologias de pesquisa em educação. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1994.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 13 de maio de 2021

NOGUEIRA, Daniel Ramos; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa. Computador x Papel, Suor e Caneta: percepção dos alunos sobre as avaliações realizadas em computadores. Revista de Gestão, [S.L.], v. 20, n. 3, p. 329-345, 1 jul. 2013. Emerald. http://dx.doi.org/10.5700/rege503.

NOLLI, Jessica Giovana; GIORDANI, Mikaéli da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; ZONATTO, Vinícius Costa da Silva. Avaliação da aprendizagem em ciências contábeis: um estudo bibliométrico e sociométrico. Revista Contabilidade e Controladoria, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 40-56, 31 jul. 2020. Universidade Federal do Paraná. http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v11i2.65010.

NOVAK, Petra Kralj; SMAILOVIć, Jasmina; SLUBAN, Borut; MOZETIč, Igor. Sentiment of Emojis. Plos One, [S.L.], v. 10, n. 12, p. 1-22, 7 dez. 2015. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0144296.

NUNES, L.; VILARINHO, L. Avaliação da aprendizagem no ensino online. Em busca de novas práticas. In: M. Silva; E. Santos (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, p.68‐78, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400017. Acesso em: 14 de maio de 2021.

OLIVEIRA, Vilma Bragas. Concepções e perspectivas da avaliação de aprendizagem: uma revisão analítica. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 138-148, 2016.

OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula.

EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 25–40, 2020. DOI: 10.17564/2316 3828.2020v10n1p25-40. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 23 ago. 2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A LINGUAGEM DOS EMOJIS. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S.L.], v. 55, n. 2, p. 379-401, ago. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/010318134955176321.

PEDERIVA, A. B. A. Avaliação de aprendizagem: a importância da formação continuada dos professores. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/48879.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2021.

PICCOLI, Marcio Roberto; BIAVATTI, Vania Tanira. Avaliação da Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis: Uma Abordagem a Partir dos Instrumentos Avaliativos dos Planos de Ensino das Disciplinas do Eixo Profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 52-65, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1574>. Acesso em: 08 maio 2021

RAMPAZZO, S. R. R.; JESUS, A. R. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. In: CORAÇÃO, E. Z. R. et al. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2010. Série Cadernos PDE v. 02, Curitiba: SEED/PR, 2011. p. 5-24.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre (RS): Penso, 2013. 624p.

STEPHENSON, SS Diagnóstico das preferências das modalidades de avaliação dos estilos de aprendizagem (Lamp-D): Uma estrutura de estilos de aprendizagem preferidos dos alunos de contabilidade e avaliações de aprendizagem do curso. The Accounting Educators 'Journal, [S. l.], v. 29, n. 1, 2019. Disponível em: https://aejournal.com/ojs/index.php/aej/article/view/593. Acesso em: 7 jul. 2021.

STOUT, David E.; WYGAL, Donald E. Negative behaviors that impede learning: survey findings from award-winning accounting educators. Journal Of Accounting Education, [S.L.], v. 28, n. 2, p. 58-74, jun. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jaccedu.2011.03.001.

SWOGER, B. J. M.; HOFFMAN, K. D. Taking notes at the reference desk: assessing.

and improving student learning. Reference Services Review, v. 43, n. 2, p. 199-214,

Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/RSR-11-

-0054. Acesso em: 24 jul. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

TINOCA, L.; OLIVEIRA, I. Formative assessment of teachers in the context of an online

learning environment. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v.19, n. 2, p. 221-234, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13540602.2013.741836?journalCode=ctat20. Acesso em: 13 de maio de 2021.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DIVERSIDADE DA DOCÊNCIA. Revista Diálogo Educacional, [S.L.], v. 14, n. 42, p. 327, 12 jul. 2014. Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPR. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.ds01.

WEISS, L. A. S.; DE SOUZA, R. F.; FABRIZ, S. M.; WALTER, S. A. O ensino da contabilidade geral: um estudo sobre as abordagens metodológicas adotadas no Brasil. Revista Capital Científico, volume 18, n 04. Págs. 41-58, 2020.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como Citar

Nascimento, M. J. dos S., Araújo, A. O., & Lima, D. H. S. de. (2023). Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(2), 1–21. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_07

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.