O preço da obsolescência programada
uma reflexão necessária para mudança na economia sócio-capitalista
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v12n01_05Keywords:
sustentabilidade, obsolescência, consumo, produção, socialAbstract
O presente artigo visa analisar criticamente o impacto da obsolescência programada e sua influência na economia sócio-capitalista, destacando a necessidade de práticas sustentáveis. O objetivo é examinar o modelo atual de produção adotado por empresas, focando nas estratégias de marketing e nos padrões de consumo. Realizou-se uma pesquisa baseada em diversas perspectivas de autores e explorou-se os conceitos por meio de um documentário. Os resultados obtidos revelam a complexidade e urgência da questão da obsolescência programada e seus impactos multidimensionais. A análise crítica permitiu uma compreensão mais profunda das interconexões entre práticas econômicas, sociais e ambientais, destacando a necessidade de abordagens integradas para enfrentar esse desafio. Esta pesquisa foi conduzida utilizando métodos de revisão bibliográfica e análise documental, visando compreender os diferentes aspectos relacionados ao tema. Infere-se que uma mudança de paradigma é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e social, e que princípios básicos podem oferecer um direcionamento para essa transformação.
Downloads
References
A CONSPIRAÇÃO da Lâmpada. Direção de Cosima Dannoritzer. Produção de Patrice Barrat; Joan Úbeda. França e Espanha: Article Z, 2010. (75 min.), color. Título original: The Light Bulb Conspiracy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uzPCPFGngYY. Acesso em: 17 set. 2023.
BÍBLIA. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009. 4696 p. Tradução de João Ferreira de Almeida.
CILO, Nelson. Como a Patagonia se tornou a mais sustentável do planeta. 2020. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/02/25/internas_economia,1124320/como-a-patagonia-se-tornou-a-mais-sustentavel-do-planeta.shtml. Acesso em: 16 dez. 2023.
DANNORITZER, Cosima. Let me take you on a journey of investigation. 2021. Disponível em: https://cosimadannoritzer.com/. Acesso em: 3 jan. 2024.
ELKINGTON, John. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books, 2010. 488 p.
EPSON. Substituição da caixa de manutenção: guia do utilizador - et5880/l6580. Guia do Utilizador - ET5880/L6580. Disponível em: https://download4.epson.biz/sec_pubs/et-5880_series/useg/pt/GUID-7FBD4AB3-EAE8-4F93-BBBA-014E455542B3.htm. Acesso em: 20 jan. 2024.
EXAME, O que são Stakeholders: significado e exemplos. Da redação Exame. 15, mar. 2024. Disponível em: https://exame.com/carreira/guia-de-carreira/stakeholders-o-que-sao-e-quais-sao-os-principais-tipos/. Acesso em 31 ago. 24
HEREDITÁRIOS ADMIN (São Paulo). O Cartel Phoebus. 2013. Disponível em: https://hereditarios.forumeiros.com/t81-o-cartel-phoebus. Acesso em: 27 jan. 2024.
IDEIA SUSTENTÁVEL (São Paulo). John Elkington. 2020. Disponível em: https://ideiasustentavel.com.br/horizonte-sustentavel/. Acesso em: 04 set. 2023.
JACKSON, Tim. Prosperidade sem Crescimento: vida boa em um planeta finito. [S.L]: Editora Planeta Sustentável, 2013. 319 p. Tradução de José Eduardo Mendonça.
LEONARD, Annie; CONRAD, Ariane. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. Tradução de Heloisa Mourão.
LONDON, Bernard. Ending the Depression Through Planned Obsolescence. Revue Du Mauss, [s. l], p. 47-50, 2014.
MOSTRA ECOFALANTE NO RIO DE JANEIRO. A Conspiração da Lâmpada. 2024. Disponível em: https://ecofalante.org.br/filme/a-conspiracao-da-lampada. Acesso em: 04 jan. 2024.
NASCIMENTO, Maria Lúcia Falcão. Obsolescência programada dos produtos eletroeletrônicos e meio ambiente. 2023. Disponível em: https://www.editorajc.com.br/obsolescencia-programada-dos-produtos-eletroeletronicos-e-meio-ambiente/. Acesso em: 7 abr. 2024.
NÓBREGA, Clemente. Antropomarketing – Dos Flinstones a Era Digital. Senac Rio, 2002. 222p.
REIS, Tiago. Tripé da sustentabilidade: entenda o que é e qual a sua importância. entenda o que é e qual a sua importância. 2023. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/tripe-da-sustentabilidade/. Acesso em: 21 abr. 2023.
SLADE, Giles. Made to Break: technology and obsolescence in America. Estados Unidos: Harvard University Press Paperback, 2017. 337 p.
WIKIPÉDIA. Serge Latouche. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serge_Latouche. Acesso em: 19 maio 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.