Editorial

Autores

Palavras-chave:

Editorial, Outubro 2025, Edição 51, Vol.12, n1

Resumo

Caros leitores,

É com imensa alegria que aceitei o convite para elaborar este editorial, apresentando a 51ª edição, volume 12, número 1, de outubro de 2025, da Revista Fatec Zona Sul – Refas, que reúne uma seleção de artigos que refletem a diversidade e a complexidade dos desafios contemporâneos enfrentados em cenário marcado por acelerada transformação digital, urgência de práticas sustentáveis e crescente demanda por inclusão social efetiva, oferecendo contribuições relevantes, tanto para o meio acadêmico como também ao setor produtivo.

Saliento que o primeiro artigo, “Ética e Responsabilidade no Uso das Técnicas de Mineração de Dados”, discute criticamente as implicações éticas decorrentes da crescente utilização de metodologias de extração e análise de grandes volumes de dados. A reflexão proposta abrange temas como privacidade, governança algorítmica e responsabilidade institucional, destacando a importância de diretrizes que assegurem o uso responsável e socialmente consciente dessas tecnologias.

Já o segundo estudo, “Proposta de Solução para Empresa que não Consegue Atingir suas Metas de Vendas”, apresenta um diagnóstico organizacional fundamentado em métodos de avaliação de desempenho e em modelos de gestão. A partir desse levantamento, propõe-se um conjunto articulado de estratégias capazes de ampliar a eficiência operacional e contribuir para a majoração da competitividade e para o alinhamento entre objetivos corporativos e práticas operacionais.

Em seguida, o artigo “Aprendizagem e Competências Gerenciais: Estudo com Gestores da Área de Microcrédito Rural da Paraíba” aprofunda a análise sobre a formação de competências gerenciais a partir de experiências concretas vivenciadas por gestores do setor de microcrédito rural. Servindo-se de uma abordagem teórico-prática, discute-se como processos de aprendizagem formal e informal desenvolvem habilidades essenciais à tomada de decisão, liderança e capacidade de inovação dentro das organizações, considerando contextos socioeconômicos específicos, como o da economia rural paraibana.

Destaco que o quarto trabalho, “Workshop OS para Gestão Remota: Estudo de Caso sobre a Implantação do Sistema”, investiga o processo de implementação de um sistema operacional aplicado à gestão remota, por meio da metodologia de estudo de caso. O artigo demonstra como oficinas estruturadas de capacitação podem contribuir para a adoção eficiente do sistema, para a otimização de fluxos de trabalho e para o fortalecimento da comunicação entre equipes distribuídas, revelando a viabilidade da adoção integral do trabalho remoto.

Ressalto que temas relacionados à sustentabilidade e aos sistemas produtivos emergem com centralidade nos dois artigos subsequentes. Em “O Preço da Obsolescência Programada: Uma Reflexão Necessária para Mudança na Economia Sócio Capitalista”, os autores problematizam os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da redução deliberada da vida útil dos produtos. A reflexão crítica propõe a revisão das bases do modelo econômico vigente, destacando a necessidade de práticas mais sustentáveis e de relações de consumo menos predatórias.

Complementarmente, o artigo “Economia Circular e Obsolescência Programada: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Eletroeletrônico” aprofunda a discussão ao analisar, empiricamente, a aplicação de princípios da economia circular no contexto de uma empresa do setor eletroeletrônico. O estudo demonstra como estratégias circulares podem mitigar os efeitos da obsolescência programada, promover a redução de resíduos e gerar valor sustentável ao longo das cadeias produtivas.

Por fim, encerrando a edição, o artigo “UX para Minas Pretas: Saberes Tecnológicos na Formação de Mulheres Negras” destaca a relevância da inclusão e da representatividade no campo da experiência do usuário (UX), evidenciando práticas formativas que valorizam saberes sociotécnicos e ampliam o acesso de mulheres negras à participação qualificada no setor tecnológico, contribuindo para a diversidade e para a redução de desigualdades estruturais.

Com a serena convicção de que as contribuições trazidas inspirem novas pesquisas, práticas inovadoras e diálogos interdisciplinares capazes de fortalecer a formação tecnológica e seu impacto na sociedade contemporânea, convido todos a uma prazerosa leitura, enfatizando que os sete artigos desta edição convergem no compromisso com a produção de conhecimento crítico, tecnicamente fundamentado e socialmente engajado.

Professora Ma. Adélia Cristina Peres Torrecillas

Professora de Direito Empresarial e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Fatec Zona Sul “Dom Paulo Evaristo Arns”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adélia Cristina Peres Torrecillas, Universidade Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Direito pela Universidade Paulista. Professora na Universidade Brasil e Fatec Zona Sul. Coordenadora do curso de Logística na Fatec Zona Sul.

Downloads

Publicado

31/10/2025

Como Citar

Torrecillas, A. C. P. (2025). Editorial. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 12(1), 1–2. Recuperado de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/827

Edição

Seção

Editorial

Métricas