Editorial
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Editorial, Outubro 2025, Edição 51, Vol.12, n1Abstract
Caros leitores,
É com imensa alegria que aceitei o convite para elaborar este editorial, apresentando a 51ª edição, volume 12, número 1, de outubro de 2025, da Revista Fatec Zona Sul – Refas, que reúne uma seleção de artigos que refletem a diversidade e a complexidade dos desafios contemporâneos enfrentados em cenário marcado por acelerada transformação digital, urgência de práticas sustentáveis e crescente demanda por inclusão social efetiva, oferecendo contribuições relevantes, tanto para o meio acadêmico como também ao setor produtivo.
Saliento que o primeiro artigo, “Ética e Responsabilidade no Uso das Técnicas de Mineração de Dados”, discute criticamente as implicações éticas decorrentes da crescente utilização de metodologias de extração e análise de grandes volumes de dados. A reflexão proposta abrange temas como privacidade, governança algorítmica e responsabilidade institucional, destacando a importância de diretrizes que assegurem o uso responsável e socialmente consciente dessas tecnologias.
Já o segundo estudo, “Proposta de Solução para Empresa que não Consegue Atingir suas Metas de Vendas”, apresenta um diagnóstico organizacional fundamentado em métodos de avaliação de desempenho e em modelos de gestão. A partir desse levantamento, propõe-se um conjunto articulado de estratégias capazes de ampliar a eficiência operacional e contribuir para a majoração da competitividade e para o alinhamento entre objetivos corporativos e práticas operacionais.
Em seguida, o artigo “Aprendizagem e Competências Gerenciais: Estudo com Gestores da Área de Microcrédito Rural da Paraíba” aprofunda a análise sobre a formação de competências gerenciais a partir de experiências concretas vivenciadas por gestores do setor de microcrédito rural. Servindo-se de uma abordagem teórico-prática, discute-se como processos de aprendizagem formal e informal desenvolvem habilidades essenciais à tomada de decisão, liderança e capacidade de inovação dentro das organizações, considerando contextos socioeconômicos específicos, como o da economia rural paraibana.
Destaco que o quarto trabalho, “Workshop OS para Gestão Remota: Estudo de Caso sobre a Implantação do Sistema”, investiga o processo de implementação de um sistema operacional aplicado à gestão remota, por meio da metodologia de estudo de caso. O artigo demonstra como oficinas estruturadas de capacitação podem contribuir para a adoção eficiente do sistema, para a otimização de fluxos de trabalho e para o fortalecimento da comunicação entre equipes distribuídas, revelando a viabilidade da adoção integral do trabalho remoto.
Ressalto que temas relacionados à sustentabilidade e aos sistemas produtivos emergem com centralidade nos dois artigos subsequentes. Em “O Preço da Obsolescência Programada: Uma Reflexão Necessária para Mudança na Economia Sócio Capitalista”, os autores problematizam os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da redução deliberada da vida útil dos produtos. A reflexão crítica propõe a revisão das bases do modelo econômico vigente, destacando a necessidade de práticas mais sustentáveis e de relações de consumo menos predatórias.
Complementarmente, o artigo “Economia Circular e Obsolescência Programada: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Eletroeletrônico” aprofunda a discussão ao analisar, empiricamente, a aplicação de princípios da economia circular no contexto de uma empresa do setor eletroeletrônico. O estudo demonstra como estratégias circulares podem mitigar os efeitos da obsolescência programada, promover a redução de resíduos e gerar valor sustentável ao longo das cadeias produtivas.
Por fim, encerrando a edição, o artigo “UX para Minas Pretas: Saberes Tecnológicos na Formação de Mulheres Negras” destaca a relevância da inclusão e da representatividade no campo da experiência do usuário (UX), evidenciando práticas formativas que valorizam saberes sociotécnicos e ampliam o acesso de mulheres negras à participação qualificada no setor tecnológico, contribuindo para a diversidade e para a redução de desigualdades estruturais.
Com a serena convicção de que as contribuições trazidas inspirem novas pesquisas, práticas inovadoras e diálogos interdisciplinares capazes de fortalecer a formação tecnológica e seu impacto na sociedade contemporânea, convido todos a uma prazerosa leitura, enfatizando que os sete artigos desta edição convergem no compromisso com a produção de conhecimento crítico, tecnicamente fundamentado e socialmente engajado.
Professora Ma. Adélia Cristina Peres Torrecillas
Professora de Direito Empresarial e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Fatec Zona Sul “Dom Paulo Evaristo Arns”.
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