Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC

Autores

  • Thiago Vieira de Matos CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Fabiana Ignacio Centro Paula Souza
  • Aline Wanderley Camisassa Ditta Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_06

Resumo

Este artigo objetiva investigar como a inserção da Educação Financeira (EF) na educação básica é tratada pela BNCC. Busca-se fundamentação teórica na área de educação e na Legislação Brasileira para que se explorem os conceitos trazidos pela BNCC. A análise da inserção da EF na BNCC mostrase importante e necessária considerando o relevante impacto do conhecimento de Educação Financeira para a formação do jovem, para a construção do seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho de forma consciente, crítica e cidadã. Dessa forma, para alcançar o objetivo proposto, utilizase a análise documental como eixo metodológico. Os resultados indicam que, mesmo a normativa trazendo a Educação Financeira como um tema transversal e de relevância em várias áreas de estudo, ainda não está claro como o assunto pode ser implantado e desenvolvido pelas instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Thiago Vieira de Matos, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação pelo Centro Paula Souza - SP (2021 - 2022), graduado em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2016) e especializado em Finanças Corporativas pelo Centro Universitário FECAP(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Gestão Educacional e Docência.

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Publicado

28/02/2022

Como Citar

Matos, T. V. de, Ignacio, F., Ditta, A. W. C., & Ramirez, R. A. (2022). Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(3), 1–18. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_06

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