Educação profissional e língua inglesa

perfil e formação docente à luz de documentos oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_07

Palavras-chave:

Língua inglesa, Educação profissional, Identidade, Formação docente

Resumo

Em um contexto de desenvolvimento profissional docente, este artigo tem por objetivo caracterizar o perfil do professor de língua inglesa inserido no âmbito da educação profissional. Para tanto, recorre à análise do Plano de Curso e do Edital de Contratação docente de língua inglesa atuante no Ensino Médio Técnico em Administração da ETEC, vinculada ao CEETEPS. A análise documental também inclui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de analisar como a língua inglesa é contemplada em paralelo com o Plano de Curso. No contexto histórico sobre o ensino de línguas no ensino profissionalizante e em autores que versam sobre formação identitária, buscou-se suporte teórico para a realização deste trabalho. Os resultados indicam que o professor de língua inglesa tem seu desenvolvimento profissional docente eminentemente atrelado à sua prática de ensino, tendo que revisitar sua identidade docente de forma a ter uma atuação consoante com os conceitos técnicos de cada curso em que venha a atuar.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Muller da Silva, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS). Pós-graduado em Língua Inglesa e Tradução (UNIMEP)

Rodrigo Avella Ramirez, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica (CEETEPS). Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. Professor de Ensino Superior da Fatec Zona Sul

Thiago da Silva Vieira, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Graduado em Letras (UNIDERP). Especialista em Metodologias de Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS). Professor de língua inglesa na Fatec de Americana

Helen Regiane Martinez, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

sicóloga, Especialista em Psicanálise, Professora de Ensino Profissional no Colégio Santa Cruz e Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

Silva, L. F. M. da, Ramirez, R. A., Vieira, T. da S., & Martinez, H. R. (2023). Educação profissional e língua inglesa: perfil e formação docente à luz de documentos oficiais . Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(5), 1–16. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_07

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