Financial education as a transversal theme in the Common National Curriculum Base - BNCC

Autores/as

  • Thiago Vieira de Matos CPS - Pós.
  • Fabiana Ignacio CPS - Pós.
  • Aline Wanderley Camisassa Ditta CPS - Pós.
  • Rodrigo Avella Ramirez CPS - Pós.

Resumen

This article aims to investigate how the insertion of Financial Education-FE in basic education is treated by the BNCC. Theoretical foundation is sought in the area of education and in Brazilian legislation so that the concepts brought by BNCC can be explored. The analysis of FE's insertion in the BNCC is important and necessary considering the relevant impact of knowledge of Financial Education for the formation of young people, for the construction of their life project and their insertion in the world of work in a conscious, critical and citizen. Thus, to achieve the objective of this text, document analysis is used as a methodological axis. The results indicate that, even though the regulations bring Financial Education as a cross-cutting theme of relevance in several areas of study, it is still not clear how the subject can be implemented and developed by educational institutions.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1 Legal references

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jul.2021.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 jul. 2021.

BRASIL. Decreto N 5.685 de 25 de janeiro de 2006. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5685-25-janeiro-2006-540598-publicacaooriginal-41102-pe.html> Acesso em 27.jul.2021.

BRASIL. Deliberação N° 3 de 31 de maio de 2007. Disponível em <https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/05-08-2014-COREMEC-Deliberacao3.pdf> Acesso em 27.jul.2021.

BRASIL. Decreto 7397 de 22/12/20210 que institui a ENEF. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm> Acesso em 28.jul.2021.

BRASIL. Decreto 10 393 de 9 de junho de 2020, institui a nova ENEF.

Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10> Acesso em 28.jul.2021.

BRASIL. Lei 12.796 de 4 De Abril De 2013. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm> Acesso em 30.jul.2021.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm >Acesso em: 30.jul.2021.

2 Bibliographical references

BRITTO, Reginaldo R. Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica. Universidade Federal de Juiz de Fora - Instituto de Ciências Exatas - Pós-graduação em Educação Matemática - Mestrado profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora-MG, 2012.

FORTE, C. (org.). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor. 1ª ed. São Paulo: Riemma Editora, 2020

LÃœDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D. A. André. 2ª ed – [Reimpr.], Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

MACEDO, E. F. Parâmetros curriculares nacionais: a falácia de seus temas transversais. Artigo disponível no livro: Currículo: Políticas e Práticas/ Antonio Flavio Barbosa Moreira (org.) – Campinas: Papirus, 1999. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e Caribe. Recomendações sobre os princípios e as boas práticas de educação e conscientização financeira. 2005. Disponível em < https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5bPT%5d%20Recomendação%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educação%20Financeira%202005%20.pdf> Acesso em 26.jul.2021.

PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução> Claudia Schiliing e Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 176p.

PUCCI, R. H. P., SOUZA, T. A. Formação continuada de professores da educação básica no contexto de implementação da BNCC - In: BNCC em cenários atuais [livro eletrônico]: currículo, ensino e a formação docente / organização Micheli Bordoli Amestoy, Ivanio Folmer, Gabriella Eldereti Machado. 1ed. Santa Maria, RS. Arco Editores: 2021. (p.11-26).

RIFIKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis de empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.

SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Tradução Ernani Rosa. 1ª ed. - Porto Alegre, RJ: Artmed Editora, 2002.

SACRISTAN, J. G. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo 1.ed. Porto Alegre: Penso 2013. 544 p.

3 News and texts in press vehicles

BC. BC lança expansão nacional do programa Aprender Valor. Disponível em: < https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/553/noticia > Acesso em 28.jul.2021.

LEWGOY, J. Educação financeira nas escolas fica para trás em meio àdemocratização de investimentos. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2021/06/22/educacao-financeira-nas-escolas-fica-para-tras-em-meio-a-democratizacao-de-investimentos.ghtml> Acesso em 28/07/21

MEC. Assessoria de comunicação social. Conferências sobre educação financeira acontecerão em maio. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35987-educacao-financeira> Acesso em 28.jul.2021.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Matos, T. V. de, Ignacio, F., Ditta, A. W. C., & Ramirez, R. A. (2022). Financial education as a transversal theme in the Common National Curriculum Base - BNCC. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(3), 1–16. Recuperado a partir de https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/579

Número

Sección

English

Métrica

Artículos más leídos del mismo autor/a